- Área: 2012 m²
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um músico completando sua terceira década de vida e a primeira como casal, decide formar um lugar onde começar uma nova vida junto de sua esposa, uma atriz da mesma idade. O orçamento reduzido não foi um problema, desde o começo foi um componente a mais do projeto.
Um terreno pequeno no centro de Assunção, o pátio de uma residência recentemente restaurada onde atualmente funciona nosso estúdio. Duas construções preexistentes, a do fundo com banheiro e quarto pequeno com cobertura de telhas espanholas sobre estrutura de madeira e revestimentos cerâmicos; a da frente com depósito, banheiro e salão comercial com cobertura plana de abóbada. Dividimos os lotes e obtivemos em terreno irregular de aproximadamente 4,5 variável de frente x 30 de fundo.
Para resolver os espaços construímos uma estrutura de concreto armado que solucionasse o projeto tanto em suas qualidades estáticas, espaciais e também estéticas (dado que finalmente toda construção possui um estética, pensada desde o início o resultado de outros processos). Pilares de 0,30 x 0.30 m, vigas invertidas nas bordas na primeira laje e vigas normais na segunda resolvendo assim parte do fechamento lateral, que, logo, seriam fechados com tijolos comuns de alvenaria. Nesta construção nova se localizaram: no primeiro piso uma galeria para o exterior e um espaço de sala de estar e jantar jantar integrados, no segundo pavimento estão dois dormitórios com banheiros privados. Foi utilizada a construção do fundo elevada 90 cm do solo para localizar a cozinha e a área de serviços, a estrutura de madeira da cobertura foi reutilizada para construir um mezanino com telhas cerâmicas e uma capa e concreto armado de regularização, assim, sobre a cozinha e área de serviços se localizou um escritório. Ao aproveitar a diferença de níveis preexistentes, organizou-se a residência em níveis intermediários. Por fim: nível 0,00 área social, nível +0,90 cozinha e área de serviços, nível +2,90 dormitórios, nível +3,80 escritório e nível +5,80 varanda de onde se observa a baía de Assunção. A escada está no centro como elemento vinculador entre a construção preexistente e a nova em um espaço de tripla altura.
Na galeria foi conservado um reservatório, em um setor com solo pouco resistente pelo qual corre um curso d'água, assim foram evitados a fundação e os pilares de canto e calculou-se um balanço de 4,5 m reforçado com um sistema de protensão "kapelú" (jargão guarani para "feito artesanalmente") para evitar a deformação deferida (previu-se uma contra-flecha de 3 cm que logo após desmoldar acabou sendo de 0,8 cm). O tensor é constituído por duas barras de aço planas de 20 milímetros de perfis metálicos tensionados introduzidos nas vigas antes da concretagem, na parte superior um elemento metálico para a transmissão dos esforços de um lado ao outro. Por fim, tudo isso tensionado com tensores comuns, dos que se usam para tensionar estruturas de galpões.
Da rua, a propriedade é uma fachada na linha municipal, com a parede nua tendo o reboco sido retirado, evitando a necessidade de manutenção posterior. Construiu-se uma parede de tijolos que dá privacidade à varanda da frente e à habitação mas permite a passagem do vento. Os tijolos das demolições realizadas foram reutilizados como fechamento, ficando à vista, com isso se economizou tanto em material como nos custos da retirada dos escombros.
A estrutura de concreto, trabalhado tradicionalmente, como "se faz" em todos os lados, inclusive onde não há arquiteto, onde não há engenheiro, buscando a universalidade construtiva. Constrói-se evitando complexidades, com a tecnologia disponível. O que se constrói é o que se utiliza, e somente se constrói o que é realmente imprescindível para obter um espaço de qualidade. Se constrói o essencial e se aproveita o que já tem, entendendo que os recursos são escassos e não tem sentido desperdiçar recursos disponíveis, simplesmente devemos aprender a olhar de outra perspectiva e poder converter escombros em paredes, coberturas em pisos ou chapas de resíduos em portões.